Velocista busca vaga no Troféu Brasil de Patinação de Velocidade

Sofia Scheibler, patinadora especialista nas provas rápidas, quer uma das vagas para o Campeonato Sul-Americano

São Paulo – A cidade de Sertãozinho vai receber o Troféu Brasil de Patinação de Velocidade entre os dias 13 e 15 de outubro. A competição, que vai assegurar quatro vagas – tanto no masculino como no feminino – para o Campeonato Sul-Americano, na Colômbia, será realizada no Patinódromo da cidade. Sofia Scheibler é uma das atletas que brigarão por uma das vagas e espera fazer bons resultados.

Especialista em provas rápidas, Sofia intensificou os treinos mais longos para ter mais resistência. “Pretendo ficar no grupo na prova de 10km e obter melhores resultados nas provas rápidas, de 300m e 1.000m”, conta a atleta.

Natural da Colômbia, Sofia começou a patinar aos cinco anos pelo fato da patinação ser um esporte de destaque no país. Quando mudou para o Brasil, veio para Criciúma (SC) e resolveu seguir na patinação, mesmo com as dificuldades encontradas. “Não há espaço específico para treinar aqui em Criciúma, tenho que patinar na rua ou em algumas quadras”, relata. A atleta diz que acaba treinando mais na bicicleta e com corrida e patina apenas para não perder os movimentos. “É uma grande dificuldade para manter o nível e fica ainda mais difícil melhorar os índices”, desabafa a patinadora.

Mesmo com a falta de estrutura, Sofia conta que se mantém no esporte pela paixão. “Sou a única pessoa de Criciúma que compete na patinação. Muitas vezes penso em parar, mas chega perto de alguma competição e a paixão fala mais alto. É a oportunidade de patinar num local adequado.”

Para assegurar uma das vagas para o Campeonato Sul-Americano, Sofia vai ter duas adversárias diretas: Larissa Paes e Fernanda Alexandre. “Elas treinam juntas, tem mais estrutura. Vou fazer o possível para diminuir esta vantagem”, finaliza a atleta.

A segunda etapa do Troféu Brasil de Patinação de Velocidade vai contar com as categorias principal, infantil, master e estreantes. A organização é da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação.