Mundial Sub-20 de Hóquei Tradicional – Brasil retorna após boa participação

Cartagena-1
Seleção Brasileira de Hóquei Sobre Patins Juvenil

Mesmo tendo viajado sem ter podido antes realizar nenhum treinamento, a seleção brasileira de hóquei sobre patins juvenil, ficou em 9º. lugar entre os 17 países que participaram no campeonato mundial da categoria, realizado na cidade colombiana de Cartagena de Índias, de 5 a 12 de Outubro.

Por não ter participado dos últimos dois mundiais da categoria, o Brasil caiu num grupo fortíssimo onde constavam a Argentina (3º. colocada) e a França (4ª. colocada). Mesmo assim os jogadores do Brasil se superaram e fizeram excelentes partidas, muito além das expectativas.

Os jogos que decidiram a classificação do grupo foram muito equilibrados até o final, quando a seleção brasileira então sentiu a falta de preparação adequada e perdeu por 1×3 da Argentina e por 2×4, da França. O Brasil ainda derrotou a Índia ficando assim em terceiro lugar dentro do grupo e portanto fora das quartas-de-final.

Nas disputas pela conquista do 9º. lugar o Brasil derrotou a Costa Rica, e Inglaterra e os Estados Unidos em jogos onde o Brasil já então demonstrou seu potencial por estar mais entrosado em quadra.

Após a primeira rodada do mundial, houve uma advertência por escrito do Comitê Internacional de Hóquei (CIRH) à todos os paises contra as goleadas humilhantes, que não contribuem con isto em nada para o desenvolvimento da modalidade.

Havia sido então determinado pela Diretoria da CBHP que a seleção não aplicasse  goleadas nos países mais fracos como a Índia e a Costa Rica. Mesmo assim, Diego Santos foi um dos artilheiros do campeonato mundial com 17 gols, o que abrilhanta ainda mais o seu feito, pois os outros dois artilheiros que ficaram com ele empatados foram um italiano pois a Itália goleou a Costa Rica por 40×0 e um outro atleta do Uruguay, que também goleou sonoramente a India.

 

Cartagena-2
Diego Santos foi um dos artilheiros do campeonato mundial com 17 gols