Ícone do site CSB – Confederação Skate Brasil

A evolução dos World Skate Games ao longo do tempo

A maior competição esportiva dos esportes sobre rodas, é realizada a cada dois anos e sua última edição foi realizada em Barcelona. A primeira edição dos World Roller Games foi realizada em 2017 na cidade Nanjing – China, e a segunda em Barcelona – Espanha em 2019. Para 2021, as províncias argentinas de Buenos Aires e San Juan estavam programadas para sediar o evento, mas   devido à pandemia de Covid-19, o evento multidisciplinar foi adiado para este ano. Os “World Roller Games” foram renomeados como World Skate Games.

Nanjing 2017

A primeira edição dos então World Roller Games foi realizada em Nanjing City, China, de 27 de agosto a 10 de setembro de 2017. O evento reuniu os campeonatos mundiais das diversas disciplinas de patinação com a participação de cerca de 4.000 atletas de 57 federações nacionais, distribuídos em dez disciplinas: hóquei em patins, hóquei em linha, patinação artística, patinação de velocidade, inline freestyle, roller freestyle, roller freestyle, roller derby, alpinismo, downhill e skateboarding.

No pódio final de medalhas estava a Itália com 20 medalhas de ouro, 25 de prata e 31 de bronze, para um total final de 76 medalhas. Em segundo lugar na tabela de medalhas estava a Colômbia, com 25 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze, para um total de 48 medalhas. O último lugar no pódio de medalhas foi para a Alemanha com 9 medalhas de ouro, 8 de prata e 9 de bronze, para um total final de 26 medalhas.

Barcelona 2019

Os World Roller Games 2019 foi a segunda edição dos World Roller Games. Eles foram realizados entre 29 de junho e 14 de julho de 2019 na cidade de Barcelona (Espanha). Nesta ocasião, houve um total de 117 eventos nas diferentes competições.

Esta edição contou com aproximadamente 4.200 atletas e 81 federações nacionais, distribuídos em 11 modalidades: hóquei em patins, hóquei em linha, patinação artística, patinação de velocidade, alpino, roller derby, skate, scooter, roller freestyle, inline freestyle e downhill.

Em 2019, a Itália encabeçou a tabela de medalhas com 21 medalhas de ouro, 18 de prata e 24 de bronze. A Colômbia ficou em segundo lugar e a Alemanha terminou em terceiro, fechando o pódio das nações. Por outro lado, a Argentina, encarregada de sediar esta nova edição dos Jogos Mundiais de Skate, terminou em 22º lugar sem medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze.

Argentina 2022

Este ano, o festival de esportes de rodas será realizado na Argentina de 24 de outubro a 13 de novembro, com a presença de mais de 7.000 atletas que competirão em 10 modalidades distribuídas em 3 locais: Buenos Aires, Vicente López e San Juan.

O “Mundial dos Mundiais” terá competição em: hóquei sobre  patins (hóquei tradicional), skateboard, downhill, skate cross, patinação artística, inline freestyle (slalom, jump, slides, battle), patinação de velocidade (pista, estrada, maratona), roller freestyle (patins street , park, vertical), scooter (patinete) e hóquei inline (inline hockey).

Além disso, esta edição tem o bônus adicional de bater um recorde, já que San Juan, e mais precisamente o Estádio Aldo Cantoni, se tornará o estádio que mais recebeu o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins até o momento. Até hoje, tem 5 Copas do Mundo em sua história, o mesmo número que o Porto (Portugal).

 

 


PROGRAMAÇÃO (Versão 3)

Sair da versão mobile